Livro: Atenção Plena - Mindfulness e como encontrar a paz em um mundo frenético

22:36 Hele 1 Comments


Engraçado é que bati o olho na livraria cultura neste livro e me apaixonei. Eu já praticava "mindfulness" e achei a capa linda! Óbvio que existem muitos outros com a temática mas este é tão didático e o método é bem simples, dividido em 8 semanas, para que você possa finalmente, adquirir o estado de presença. é lógico que amei porque veio com o CD também né e a primeira coisa que fiz ao chegar em casa foi ligar o player que já estava empoeirado coitado. 

Para quem se pergunta o que é "mindfulness" eu vou explicar em poucas palavras, "mindfulness"  vem do inglês "mindful" que em uma tradução próxima significa estar consciente, centrado. Consciente do nosso corpo, da nossa mente, das nossas emoções. 
A meditação Mindfulness nada mais é que um conjunto de técnicas e abordagens para trazer o estado de presença, e este livro nos traz as técnicas de maneira simples, direta e práticas para os meditadores iniciantes. Uma das técnicas é a body scan, que fiz um post anteriormente.

Uma parte que me chamou a atenção sem dúvida foi o que o livro chama de "liberador de hábitos" , e o que seria? Práticas que te ajudam a sair do piloto automático, como por exemplo, ir ao cinema sem hora marcada e escolhendo um filme aleatório, plantar e cuidar de uma planta e assim por diante. São hábitos que trazem um estado de presença. 


Atenção plena nada mais é do que estar em alerta e estar em alerta não tem nada a ver com acelerado e acordado ( ou agitado) para o mundo dos meditadores, estar em alerta significa estar desperto, com todos os sentidos ativos e calibrados. Ao longo do livro você irá perceber que as meditações exploram muito os 5 sentidos: Parar para ouvir os sons ao redor, observar sem julgar, tocar, sentir o corpo, o toque, a brisa, enfim, o estado de presença, isto é atenção plena. 

É um livro para quem nunca meditou, o que não é o meu caso, e que precisa de orientação para isso. É também um livro para quem anda cansado, nervoso, irritado e com os pensamentos acelerados. Recomendo muito!


Sobre sair do piloto automático e liberação de hábitos, recomendo este vídeo aqui:
















You Might Also Like

1 comentários:

Ravi disse...

adoro este meditação Budy Scan! Relaxa muito e mais...
obrigado pela dica de leitura