Técnica de meditação: Body Scan ou Meditação da Exploração Plena do Corpo

01:54 Hele 0 Comments

Quando eu tinha por volta dos 15 anos eu fazia cursos gratuitos nas oficinas oferecidas pelo governo. Até hoje existe.  Não era incomum a técnica body scan ser ensinada nas aulas de consciência corporal.  É a técnica que mais gosto e é uma das práticas do mindfulness. Com ela conseguimos liberar energia física, relaxar e até dormir mais rápido. Mas se o objetivo por meditar por favor, não durma, faça a prática quando se sentir desperto o suficiente. Eu tenho um CD de meditação guiada com a prática, o que me ajudou bastante. 

Mas vamos lá entender do que se trata. A prática consiste em levar a atenção para uma parte do corpo. Eu costumo fazer dos pés até a cabeça, mas pode fazer ao contrário se preferir. Vá guiando a atenção para cada parte esquecida do seu corpo. Ex:

Dedos dos pés esquerdo, planta do pé esquerdo, peito do pé..

Eu gosto também de levar a atenção para partes obscuras como globo ocular, orelhas e couro cabeludo...

Body scan também é uma prática da hipnose e PNL pois ela leva a um estado de relaxamento intenso capaz de absorver novas sugestões. 

Alguns podem dizer que não se trata de meditação, mas é sim pois ela acalma o fluxo de pensamento levando à uma atenção focada.

Por ser uma meditação feita deitado você pode fazer na cama mesmo, o que elimina a crença que meditação se faz sentado. Na posição deitado é mais fácil tomar consciência do corpo todo.

Eu gostava de fazer essa técnica com a chama violeta e era muito bom.

Com esta meditação você irá perceber que relaxar o rosto ou as mãos tem um efeito descompressor sobre nós, alivia e relaxa qualquer alma endurecida.

"Para cultivar verdadeiramente a atenção plena, precisamos voltar  a nos integrar por inteiro com nosso corpo" do livro "Atenção Plena".


É provável que durante a meditação a mente queira divagar,  mas a tenção ao corpo trará a mente de volta. é provável também que sinta ondas de energia pelo corpo como formigamento e coceira, deixe passar e não foque nisso.  Acomode-se bem para fazer a prática, com as pernas ligeiramente afastadas e braços ao longo do corpo. Deite-se sempre de barriga para cima.




O vídeo está em inglês: 




You Might Also Like

0 comentários: